Vasco vê impedimento "incontestável" do Inter; confira vídeo e áudio do VAR
O UOL Esporte teve acesso ao vídeo e aos áudios do VAR que foram enviados pela CBF ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e ao Vasco sobre o lance do gol de Rodrigo Dourado, na vitória por 2 a 0 do Internacional no último dia 14, que motivou o Cruzmaltino a entrar com um pedido de impugnação da partida em função de uma falha técnica do árbitro de vídeo na verificação de um suposto impedimento.
Analisando as imagens e os diálogos, o Vasco concluiu que houve um impedimento "incontestável". Na gravação, é possível ver (a partir de 4'08) que linhas são traçadas indicando a irregularidade do lance. Em seguida, um integrante da cabine do VAR diz: "Pode definir! É isso aí! Define! Define! Define!".
Na interpretação do Vasco, em tal momento se "mostra que as linhas do VAR foram aplicadas e confirmaram o impedimento, reconhecido inicialmente pelo árbitro de vídeo, que, em seguida, de maneira açodada e temerária, confirma o gol ilegal do Internacional".
Tal material será juntado na manifestação que o Cruzmaltino enviará ao STJD ainda hoje (25) e que servirá como elemento adicional ao processo de impugnação do jogo. O Vasco conta com uma vitória extracampo para evitar o quarto rebaixamento de sua história, já que em campo a equipe só não cairá para a Série B se vencer o Goiás hoje à noite e o Fortaleza perder do Fluminense, tirando nestes dois jogos um saldo de 12 gols em relação aos cearenses.
Nesta imagem se vê o posicionamento do auxiliar Danilo Ricardo Simon Manis no lance do gol de Dourado
Imagem: Reprodução.
Outro trecho que chamou a atenção do Vasco após a análise das imagens é no momento 4'48", após o VAR dizer que o gol havia sido legal. Neste momento, há o seguinte diálogo:
"Deixa eu só fazer um comentário: Eu alertei sobre esse jogador que ele estava em posição.
E em seguida uma pessoa responde:
"Tá bom, tá bom, Danilo".
Na interpretação do Vasco, "Danilo" seria Danilo Ricardo Simon Manis, o auxiliar (bandeirinha) que estava no lance. Ou seja, de acordo com o Cruzmaltino, Manis teria verificado impedimento de Rodrigo Dourado e feito tal alerta aos 4"48" do vídeo, após a validação do gol, o que geraria certo conflito sobre o argumento da "decisão de campo".
Em campo, entretanto, o auxiliar não levantou a bandeira indicando o impedimento.
Diálogo reforça a tese da sombra atrapalhando.
Outro ponto de destaque no diálogo da cabine do VAR é o que confirma a tese de que a sombra no campo foi um fator que atrapalhou na execução das linhas de impedimento. A partir de 2'25" as linhas começam a ser traçadas e o que, aparentemente, parece ser o operador, diz: "A linha não está boa...A linha não ficou boa por causa da sombra que atrapalhou".
Mesmo com tal "imprevisto", o VAR segue seu trabalho até fixar uma linha, aos 4'08", que visualmente aponta um impedimento de Rodrigo Dourado, e na sequência um integrante da cabine diz: "Pode definir! É isso aí! Define! Define! Define!". Em seguida, um outro integrante da cabine rebate: "Deixa eu explicar: tecnicamente a linha não está boa".
Inter já se manifestou no STJD.
Após o STJD abrir vista aos envolvidos, o Internacional já se manifestou esta semana sobre o pedido de impugnação do Vasco. Anteriormente, o clube já havia divulgado uma imagem gravada por seu departamento de comunicação
— feita no ângulo contrário ao gravado pelo VAR — onde supostamente aponta a legalidade do lance. Vascaínos, porém, contestam a gravação, alegando que ele não pega o exato momento da batida na bola do cruzamento.
Confira abaixo os principais diálogos do VAR com o árbitro.
"Acho que está um ombro à frente, hein Zé" - 1'00"
"O jogador que você vai ter que pôr a linha é esse primeiro aqui, ó" - a partir de 1'26"
"Flávio [árbitro de campo], lance bem ajustado. Segura aí, por favor" - 1'28"
"O primeiro ali que você vai ter que pôr a linha. Lá de cima. O primeiro de branco [Ricardo Graça]" - 1'35"
"Eu acho que não vai ter como a gente colocar a micro [câmera]..." / "Põe a micro! Põe a micro só pra gente ver!" - 1'36"
"Não pega [microcâmera não pega o lance]" - 1'45"
"Põe acima do gol" / "Não pega também. Não pega" - 1'53"
"É o 36 de branco (Graça) e o 13 de vermelho (Dourado)" - 2'07"
"É o 36 de branco (Graça) e o 13 de vermelho (Dourado)" - 2'07"
"Coloca o próximo e pode subir no ombro do 36" - 2'17"
Aos 2'25" eles começam a tentar traçar a linha, e o operador diz: "A linha não está boa...A linha não ficou boa por causa da sombra que atrapalhou".
Outro indaga: "Mas eu preciso pôr a linha, velho".
Operador: "A gente não tem a linha".
"Não tem como pôr a linha?".
Operador: "Não tem".
"Flavio, é o Tiago falando. Estamos com dificuldades técnicas no momento. Segura um pouquinho, por favor" - 2'49"
"Põe a linha onde der! Põe onde der, Paulo!" - 2'53"
Operador: "A linha está pegando a sombra do campo, entendeu? Não tem como" - 2'57"
A partir de 3'30" eles começam a definir uma linha.
"Flavio, é a linha que não estamos conseguindo colocar, mas agora achou o momento certo de colocar a linha, tá bom?" - 3'44"
Árbitro explica aos jogadores - "É a linha que tinha sumido, mas agora apareceu. Eles vão colocar. Já vai sair a informação". - 3'53"
"Acho que vai ter que pôr um para trás. Vai dar impedido isso daí" - 4'00"
A partir de 4'08", com as linhas definidas e indicando impedimento, o árbitro de vídeo diz: "Pode definir! É isso! Define! Define! Define!".
"Deixa eu explicar: tecnicamente a linha não está boa" - 4'45"
"É muito difícil ajustar isso daqui"
"A decisão é do campo"
"Flávio, gol legal! Gol legal!" - 4'33"
Aos 4'35", árbitro informa aos jogadores que gol foi legal.
"Deixa eu só fazer um comentário: Eu alertei sobre esse jogador que ele estava em posição...Faz a preventiva" - 4'48"
"Ta bom, ta bom, Danilo"
"Que você evita (edita?) isso..."
Veja nota oficial enviada pelo Vasco ao UOL Esporte
"O Club de Regatas Vasco da Gama confirma que recebeu, na noite desta terça-feira (23), material de áudio e vídeo do VAR referente à partida Vasco da Gama x Internacional, realizada no dia 14/02/2021, válida pela 36ª rodada do campeonato brasileiro de futebol.
O conteúdo audiovisual foi analisado pelos departamentos de Futebol, Jurídico e de Tecnologia do Clube. As imagens mostram de maneira incontestável a posição de impedimento do jogador Dourado do Internacional no lance em questão, prejudicando o Vasco da Gama de forma irreparável na partida. Mais ainda, mostra que as linhas do VAR foram aplicadas e confirmaram o impedimento, reconhecido inicialmente pelo árbitro de vídeo, que, em seguida, de maneira açodada e temerária, confirma o gol ilegal do Internacional.
Esse material fático e probatório será utilizado na manifestação jurídica do Vasco a ser entregue nesta quinta-feira (25/02) ao STJD, provando de maneira clara e objetiva o erro de direito contra o Vasco, cujo resultado não pode ser outro, além da impugnação da partida.
Na sua manifestação junto ao STJD hoje o Clube reforçará a solicitação do conteúdo do VAR anterior ao apito inicial (pré-jogo) que até o momento não foi disponibilizado".