De olho nos EUA: Palmeiras amplia leque e vê mercado americano como boa opção para reforços
Clube tem exemplos de sucesso na Europa e tenta explorar alternativas da MLS
Na busca de reforços para a equipe, o Palmeiras expandiu seu campo de análise e, desde o ano passado, tem explorado um mercado pouco utilizado pelos clubes brasileiros: o futebol dos Estados Unidos.
O nome mais recente na mira do Verdão é o do meio-campista colombiano Eduard Atuesta, do Los Angeles FC. Já houve contatos entre as duas diretorias para tentar uma negociação.
Eduard Atuesta, do Los Angeles FC, está na mira do Palmeiras — Foto: Getty Images
Outro jogador monitorado pelo Palmeiras é o atacante argentino Valentín Castellanos, do NY City. O clube tem analisado e vê o atleta com grande potencial, apesar de os termos de um negócio não serem simples.
Na visão do clube, a liga conta com vários jovens talentosos e pode ser uma fonte de grande jogadores, inclusive com potencial para revenda.
Castellanos, do NY City, tem sido analisado pelo Palmeiras — Foto: Katie Cahalin/NY City
Um caso que o Palmeiras tem como exemplo é o do canadense Alphonso Davies, do Bayern de Munique. Ele jogava no Vancouver Whitecaps até 2019, quando foi contratado pelos alemães. Hoje, é considerado um dos melhores laterais-esquerdos do mundo.
Além disso, atualmente há vários jovens americanos se destacando nas principais ligas europeias e jogadores de outras nacionalidades que saíram de equipes da MLS, como é o caso de Davis.
Alphonso Davies, lateral-esquerdo do Bayern de Munique, jogava no Vancouver Whitecaps — Foto: Andreas Gebert/Getty Images
Nos últimos tempos o Palmeiras também estreitou relações com clubes da MLS ao realizar vendas de jogadores, como Thiago Santos, para o Dallas, e Antonio Carlos, para o Orlando City, além da disputa da Florida Cup em janeiro de 2020, em Orlando, que contou com a presença do NY City.
A diretoria do Verdão segue em busca de reforços para a equipe, mas mantém cautela por conta dos problemas financeiros causados pela pandemia. Foi por isso, inclusive, que o clube recuou na negociação com o atacante Borré, do River Plate.
O Palmeiras projeta um ano de muitas dificuldades, justamente por conta das incertezas causadas pela pandemia do coronavírus, e deixa claro que não fará "loucuras" para contratar jogadores.